Incinerador da ERSUC posto em causa: Ministério do Ambiente vai comparar custos das alternativas

Na sequência de reunião realizada no dia 29 de Dezembro entre o Secretário de Estado do Ambiente e a Quercus, aquele responsável governamental decidiu encomendar um estudo a uma empresa especializada para avaliar os custos da incineração dos resíduos urbanos e das alternativas apresentadas pela Quercus, baseadas na reciclagem de materiais e de matéria orgânica (produção de composto e de energia eléctrica a partir do biogás).

 

Este estudo servirá para melhor avaliar o projecto da incineração da ERSUC (distritos de Aveiro e Coimbra) que assim poderá vir a ser posto em causa.

 

O Secretário de Estado confirmou que não haverá financiamento superior a 25% para o incinerador da ERSUC. Face a esta decisão, o custo da incineração pelas próprias contas da ERSUC já vai em cerca de 40 euros por tonelada, mas com tendência para subir, tornando os custos incomportáveis para as autarquias

 

A Quercus já tinha apresentado ao Secretário de Estado, no passado mês de Julho, um parecer em que demonstrava que, caso a legislação fosse cumprida, a incineração era um processo bastante mais caro do que a valorização orgânica e reciclagem.

 

O Secretário de Estado solicitou então à ERSUC uma resposta ao parecer da Quercus que acaba por confirmar os custos que a Quercus apontou para a incineração (mais de 40 euros por tonelada) e não contesta os valores apresentados para a alternativa que poderão variar entre 15 e 30 euros por tonelada em função de diversas condicionantes do projecto.

 

A resposta da ERSUC aponta mesmo o valor de 39,33 euros por tonelada (considerando um financiamento não superior a 25% e a impossibilidade de vender energia como renovável), o que acrescido de um valor entre 4 a 8 euros originado pela libertação de CO2 dará origem a uma tarifa extremamente cara entre 43 e 47 euros por tonelada.

 

Lisboa, 2 de Janeiro de 2004

Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza

 

 

 

Share

 

Quercus TV

 

 

                            

 

Mais vídeos aqui.

 

 

Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb