• Alimentação Sustentável

    Podemos definir a Eco-gastronomia como o tipo de alimentação que preserva a nossa saúde e a do planeta.

  • Alimentação Sustentável

    Podemos definir a Eco-gastronomia como o tipo de alimentação que preserva a nossa saúde e a do planeta.

Pasteis de grão (ou hambúrguer de grão)

Uma excelente receita para servir como um salgadinho de entrada ou um substituto da carne ou peixe numa qualquer ementa.

 

Ingredientes:
200g de grão, 1 ovo, farinha de trigo q.b., cebola picada, 3 dentes de alho, várias combinações de legumes da época picados ou ralados consoante o caso, por exemplo: curgete, beringela, cenoura e pimento, caril, sal, óleo.

 

Modo de preparação:
Cozer o grão na panela de pressão, de preferência com um pedaço de alga Kombu para melhorar a digestibilidade do grão, escorrer e desfazer em puré com o esmagador (que se usa também para fazer puré de batata). Saltear a cebola e os dentes de alho picadinhos em azeite e depois os legumes. Temperar de sal e um pouco de caril. Aos legumes salteados juntar o puré de grão, a alga cortadinha, o ovo inteiro e engrossar com farinha o polme. Moldar com duas colheres, como se faz para os pasteis de bacalhau) e fritar em óleo.

 

Para evitar os fritos preparar um polme mais espesso adicionando farinha ou pão ralado e saltear numa frigideira antiaderente com um pouco de azeite.

 

Nota: Também fica muito bem com um pouco de outras algas ou ervas aromáticas junto com os legumes. É só uma questão de gosto e imaginação!

 

 

Share
Quercus ANCN ® Todos os direitos reservados
Alojamento cedido por Iberweb